05/07/2024
 | 
Leitura: 7 min

ESC: razões e benefícios para automatizar sua Empresa Simples de Crédito

Na gestão de crédito, a automação de processos desempenha um papel de alta relevância para o aprimoramento da eficiência e na otimização das operações de uma ESC (Empresa Simples de Crédito).

A utilização de softwares especializados, em especial na criação de relatórios, pode trazer uma série de benefícios.

Em contrapartida, quando os procedimentos ocorrem de forma manual, existe maior propensão a erros, além da dependência excessiva de tempo disponível e da burocracia associada.

Isso pode resultar em ineficiências operacionais, atrasos na tomada de decisões e limitações na capacidade de lidar com um volume crescente de transações financeiras. Para saber mais sobre a automatização da ESC, acompanhe as informações deste artigo!

7 razões para automatizar sua ESC

A seguir, confira 7 razões para automatizar sua Empresa Simples de Crédito.

1. Produtividade

Com sistemas automatizados, as solicitações de crédito e os processos de aprovação podem ser concluídos mais rapidamente.

Isso reduz o tempo de espera para os clientes e aumenta a eficiência geral da empresa, visto que diversas tarefas não vão depender de ações manuais para a conclusão.

2. Equipes estratégicas

Ao automatizar processos burocráticos, como coleta e verificação de documentos, preenchimento de formulários, processamento de pagamentos, entre outros, os funcionários da ESC são liberados para se concentrarem em tarefas mais estratégicas e de alto valor agregado.

3. Erros e falhas

A automação ajuda a minimizar erros humanos a partir da entrada de dados e de cálculos. Isso reduz a necessidade de retrabalho e correções, economizando tempo e recursos da empresa.

4. Competitividade

Imagine a competição no mundo dos negócios como uma corrida de bicicleta. Todos estão pedalando para chegar na frente, certo? Assim, automatizar uma ESC é como ter um diferencial que vai colocá-lo à frente dos concorrentes.

As empresas que automatizam processos estão sempre um passo adiante, pois conseguem se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado e às demandas dos clientes.

5. Escalabilidade

Escalabilidade é ter a solução certa para expandir seu negócio sem perder a qualidade operacional. Ao automatizar uma ESC, você está preparando terreno para a expansão do negócio.

Inclusive, sua empresa pode lidar com um aumento na demanda sem ficar sobrecarregada. Mais clientes? Mais solicitações de crédito? Sem problemas, a automação mantém tudo fluindo de forma constante!

Além disso, é mais fácil expandir para outros mercados ou oferecer novos produtos financeiros, já que a empresa não fica presa a processos lentos.

6. Otimização do tempo

Com a automação da ESC, aquelas tarefas que costumavam levar horas agora são feitas em minutos. Pense na aprovação de crédito: em vez de esperar dias, tudo acontece em poucos segundos.

Vale lembrar também que automatizar não é só sobre fazer as coisas mais rápido, é sobre fazê-las de maneira mais inteligente. Menos erros, menos retrabalho, mais eficiência.

7. Integrações

As integrações permitem que diferentes sistemas e ferramentas “conversem” entre si, o que é muito útil.

Pense nas integrações como pequenas pontes que conectam diferentes sistemas e processos. Por exemplo, a ESC pode integrar o sistema de gestão financeira com plataformas de pagamento online, agilizando as etapas de concessão de empréstimos.

O software também pode conciliar de forma automática as movimentações nos principais bancos e há integração de consulta de dados para concessão de crédito.

Vantagens da automação de processos em uma Empresa Simples Crédito

As principais vantagens da automação em uma ESC são:

Organização financeira

Com a automação, todos os dados financeiros da sua ESC são como documentos organizados em prateleiras virtuais. É como ter uma biblioteca onde você encontra qualquer informação financeira rapidamente.

Assim, a empresa tem à disposição um fluxo de caixa sem gargalos. Processos automatizados garantem que o dinheiro entre e saia da sua empresa de forma organizada e documentada.

Eles também realizam cálculos relacionados a IOF, taxa de juros, quantidade de parcelas e uso da Tabela Price para empréstimos. Com os relatórios operacionais e parametrizados, você pode usar filtros em diferentes datas e períodos.

Ademais, é possível monitorar as finanças a qualquer momento, ou seja, é ter um painel de controle que mostra exatamente onde está cada centavo. Sem contar que a automação ainda mitiga erros humanos em cálculos e registros financeiros.

Controle da inadimplência

Com a automação, você pode configurar lembretes automáticos para clientes que estão com pagamentos em atraso. É como ter um alarme que avisa quando alguém esquece de pagar, evitando que a inadimplência se acumule.

Nesse sentido, sistemas automatizados permitem acompanhar de perto o histórico de pagamentos dos clientes.

Sua capacidade de identificar padrões de comportamento de pagamento ajuda a prever e prevenir a inadimplência antes que se torne um problema maior.

Quando os clientes não pagam, sua ESC perde dinheiro não apenas por arcar com os custos empresariais, mas também recursos que poderiam ser investidos no negócio ou em melhorias nos serviços.

Gestão de clientes

A automação pode aprimorar significativamente a forma como a empresa interage, acompanha e atende seus clientes.

Isso porque as informações dos clientes, como histórico de transações, preferências, dados de contato e dados de comunicações, podem ser centralizadas em um sistema integrado.

Com base nos dados armazenados, a automação pode ajudar a personalizar os serviços oferecidos. Além disso, é possível coletar e analisar dados a partir da integração do API com a Receita Federal, que se tornam disponíveis ao cadastrar o número do CNPJ.

Segurança de dados

Vamos pensar na segurança de dados da sua ESC como um cofre protegido, no qual todas as informações importantes são guardadas com cuidado.

A automação funciona também como um sistema de alarme avançado que protege esse cofre de qualquer tentativa de invasão.

Não há dúvidas de que é preciso garantir, sobretudo, a proteção e a integridade das informações da empresa, como os dados dos clientes, transações financeiras e registros internos.

Com a automação, é possível implementar medidas de segurança robustas, como criptografia de dados, biometria, controle de acesso e monitoramento contínuo.

O intuito é proteger as informações contra acessos não autorizados e possíveis ameaças cibernéticas.

Para que haja maior confiança no sistema jurídico, é importante também que os contratos estejam associados à ANFAC (Associação Nacional de Fomento Comercial), por exemplo.

Como automatizar sua ESC?

Agora que você já conhece mais sobre as razões e vantagens de automatizar sua ESC, entenda os passos necessários e como aplicar esses processos na prática para melhorar a gestão e o desempenho do seu negócio.

Filtre tarefas repetitivas

É importante filtrar tarefas repetitivas ao automatizar a ESC porque isso permite direcionar os esforços para atividades de maior complexidade. Ao empregar um software de automação, é essencial redefinir o fluxo de tarefas rotineiras da empresa.

Em um mercado onde há a exigência de equipes cada vez mais qualificadas, a eliminação de processos repetitivos contribuirá para o desenvolvimento da equipe em atividades que exigem análise estratégica e resolução de problemas complexos. 

Isso assegura uma equipe mais adaptável e preparada para enfrentar os desafios dinâmicos do mercado financeiro, proporcionando uma vantagem competitiva sustentável para a empresa.

Mapeie os processos

Mapear processos é fundamental para entender e representar visualmente as atividades da empresa, identificando cada etapa, suas interrelações e possíveis pontos de ineficiência.

Esse mapeamento serve para oferecer uma representação detalhada das operações da empresa, permitindo a identificação de oportunidades de melhoria, a padronização de processos e a eliminação de falhas e inconsistências que prejudicam o desempenho das atividades.

Assim, a empresa obtém uma visão clara de como os processos funcionam, o que possibilita a otimização, a redução de custos e a melhoria na gestão.

Conte com tecnologia especializada

A tecnologia especializada funciona para trazer produtividade e lucratividade para as empresas ao fazer a automação e a digitalização de processos.

Ter sistemas de automação integrada garante a precisão das decisões financeiras e a conformidade com as regulamentações. Por exemplo, há integração com registradoras, como CERC e B3, e possibilidades de consultas ao Serasa.

Ainda, é ideal para otimizar a gestão de recebíveis, otimizar o acesso ao capital, aumentar o controle e a transparência nas transações e garantir a segurança e a confiabilidade das operações financeiras.

Gostou de entender mais sobre a importância da automação para Empresas Simples de Crédito? Então, aproveite para conhecer o software de gestão para ESC da Dimensa e Impulsione o seu negócio sem depender de tarefas manuais!

Em resumo

Como funciona uma Empresa Simples de Crédito?

A ESC funciona com o objetivo de possibilitar a democratização do acesso ao crédito.

Além disso, ao dispor de tecnologias com algoritmos e sistemas automatizados, as ESCs podem analisar o perfil de crédito dos clientes, reduzindo o tempo necessário para aprovação de empréstimos.

Quais as razões para automatizar a ESC?

  • produtividade;
  • equipes estratégicas;
  • prevenção de erros e falhas;
  • competitividade;
  • escalabilidade;
  • otimização do tempo;
  • integrações entre sistemas e ferramentas.

O que fazer para automatizar a ESC?

  • filtre tarefas repetitivas;
  • mapeie os processos;
  • conte com tecnologia especializada.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Crédito e risco
5 tecnologias para avaliação de risco financeiro na concessão de crédito
Sempre existe risco financeiro ao realizar concessão de crédito, por isso hoje a tecnologia caminh...
Leia mais
Crédito e risco
CredMap: conheça a solução que está revolucionando as análises de crédito
No mundo dinâmico dos negócios, a análise de crédito é fundamental para a tomada de decisões s...
Leia mais
Crédito e risco
5 ações para reduzir a inadimplência na concessão de crédito
A inadimplência na concessão de crédito pode impactar significativamente a saúde financeira de u...
Leia mais
Crédito e risco
Concessão de Crédito com eficiência: mercado, processos e dicas
No universo econômico, a concessão de crédito surge como uma peça fundamental, já que ajuda a i...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram