13/06/2024
 | 
Leitura: 4 min

Tipos de fraudes financeiras e como proteger a sua empresa

As fraudes financeiras representam uma ameaça constante para empresas de todos os portes. Em 2022, houve mais de 3 milhões de tentativas de golpes no país, segundo o Serasa Experian. Isso representa uma tentativa a cada oito segundos.

Diante desse panorama alarmante, surge a questão: como implementar medidas eficazes de prevenção à fraude? Continue a leitura deste conteúdo para ter insights importantes sobre essa questão.

Quais são os principais tipos de fraudes?

O conhecimento dos tipos de fraudes financeiras permite identificar os sinais de alerta e adotar controles internos para proteger as finanças empresariais. Saiba quais são os golpes mais comuns!

Phishing

Phishing é um tipo de crime virtual em que os criminosos tentam conseguir dados confidenciais, como números de cartão de crédito e senhas, fingindo ser uma pessoa ou uma empresa confiável. Para isso, utilizam:

  • e-mails;
  • mensagens de texto;
  • redes sociais;
  • sites falsos.

Evasão fiscal

Entre os tipos de fraudes financeiras, e evasão fiscal ocorre quando uma pessoa ou empresa tenta evitar pagar os impostos devidos, o que é ilegal.

Existem várias maneiras pelas quais as pessoas tentam evadir impostos, como declarar menos renda do que realmente ganham, lavar dinheiro em contas offshore ou criar empresas fictícias para sonegar tributos.

Conflito de interesse

O conflito de interesse acontece quando os interesses próprios entram em divergência com os interesses da organização para a qual trabalha. Tanto no ambiente público quanto no privado, é importante evitar conflitos de interesse para garantir a transparência e a ética nas relações profissionais.

Desvio financeiro

O desvio financeiro ocorre quando alguém manipula os registros contábeis e desvia recursos para benefício pessoal. É como se a pessoa "driblasse" o sistema para pegar uma parte do dinheiro que não lhe pertence.

Por exemplo, o injection ocorre com alteração ou exclusão de dados de alguma área do banco. O fraudador modifica saldos e desvia dinheiro ilicitamente.

Apropriação indébita

A apropriação indébita está entre as fraudes financeiras que se materializam quando alguém se apropria de algo para benefício próprio, sem o consentimento do proprietário.

Um exemplo é quando um colaborador leva um ativo ou documento da empresa para casa, utilizando essas informações de forma indevida. Outro exemplo é o spoofing, que acontece quando fraudadores fingem ser outra pessoa para enganar as vítimas.

Corrupção

A corrupção pode ser definida como o uso indevido de poder ou de uma posição de autoridade para obter benefícios pessoais ou financeiros. Ela envolve atos como:

  • suborno;
  • tráfico de influência;
  • desvio de recursos;
  • concessão de favores ilegais.

Como proteger a empresa contra fraudes?

Conhecer as estratégias e medidas preventivas para evitar fraudes financeiras permite que os gestores identifiquem os pontos vulneráveis e implementem controles internos eficazes. Entenda!

Conheça os processos financeiros

Quando você tem um bom entendimento dos processos financeiros, fica mais fácil identificar possíveis brechas e implementar controles adequados para prevenir atividades fraudulentas.

Tenha uma equipe confiável

Uma equipe confiável é composta por profissionais éticos, responsáveis e comprometidos com os valores da empresa. Ou seja, ela está comprometida com a integridade nos negócios. Logo, significa que vai agir conforme as políticas e procedimentos estabelecidos.

Acompanhe e monitore sistemas e relatórios de gestão

Acompanhar e monitorar em tempo real os sistemas e relatórios de gestão permite identificar rapidamente qualquer irregularidade. O controle interno estabelece salvaguardas e procedimentos que dificultam a ocorrência de atividades suspeitas e fraudes financeiras.

Realize auditorias periódicas

O objetivo da auditoria é assegurar a fidelidade dos registros e relatórios, além de identificar deficiências nos sistemas de controles internos e financeiros ou administrativos, a fim de fornecer sugestões para melhorá-los.

Assim, ela auxilia na identificação de vulnerabilidades, suspeitas e esquemas maliciosos.

Elabore uma política de gestão de riscos com tecnologia

Uma política de gestão de riscos é um conjunto de diretrizes e procedimentos estabelecidos para identificar, prevenir e lidar com atividades fraudulentas.

Envolve várias medidas, incluindo a autenticação de identidade desde o cadastro e onboarding do cliente e a verificação de antecedentes como ficha criminal e PEP - Pessoas Expostas Politicamente. 

O uso de tecnologias como a biometria facial, validação de documentos com OCR, Prova de vida e outros controles de segurança é fundamental para te alertar sobre riscos a tempo de manter a sua empresa mais segura.

Portanto, entender os tipos de fraudes financeiras permite a avaliação e implementação de estratégias e soluções tecnológicas, como as que a Dimensa oferece, para mitigar riscos e evitar prejuízos.

Conheça mais das soluções antifraude da Dimensa em Onboarding Digital e Background Check e obtenha operações mais seguras.

Em resumo

Quais são os golpes financeiros mais comuns?

  • phishing;
  • evasão fiscal;
  • conflito de interesse;
  • desvio financeiro;
  • apropriação indébita;
  • corrupção.

Como evitar fraudes financeiras?

  • conheça os processos financeiros;
  • tenha uma equipe confiável;
  • acompanhe e monitore sistemas e relatórios de gestão;
  • realize auditorias periódicas;
  • elabore uma política de gestão de riscos;
  • utilize tecnologias antifraude como Onboarding Digital e Background Check da Dimensa.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Antifraude
Falsidade ideológica digital: como se prevenir
O Brasil é um dos países mais afetados com os crimes de fraude de identidade. Nesse cenário, o de...
Leia mais
Antifraude
Identidade digital: importância da validação na prevenção a fraudes
A prevenção à fraude é uma prioridade em diversas empresas, e isso não ocorre à toa. Essa prio...
Leia mais
Antifraude
Fraude de identidade: como combater no mercado financeiro?
No Brasil, o cenário de fraudes financeiras é alarmante, com mais de 2,8 mil tentativas por minuto...
Leia mais
Antifraude
OCR: o que é e como funciona
A tecnologia tem se mostrado cada vez mais relevante para otimizar processos empresariais. Ela traz ...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram