02/07/2024
 | 
Leitura: 6 min

Identidade digital: importância da validação na prevenção a fraudes

A prevenção à fraude é uma prioridade em diversas empresas, e isso não ocorre à toa.

Essa priorização se dá devido à crescente digitalização, que traz muitas oportunidades, mas também desafios para as instituições, tais como as constantes ameaças, golpes e outros crimes nos ambientes virtuais.

Um mapeamento feito pela Serasa Experian mostrou que, apenas em 2023, foram registradas quase 10 milhões de tentativas de fraude de identidade.

Os segmentos de serviços, financeiras e bancos, e cartões são os que mais acumulam casos, sendo este último responsável por concentrar 48,1% das tentativas.

Diante desse cenário e da popularização do uso de canais digitais, cabe às empresas reforçar medidas de segurança e investir em métodos e soluções antifraude realmente avançadas e confiáveis.

Neste artigo, você vai entender como funciona a identidade digital e como otimizar a validação dessa identidade para mitigar riscos. Acompanhe!

O que é a identidade digital?

A identidade digital refere-se à representação virtual de uma pessoa, funcionando como um tipo de cadastro único para cada indivíduo e permitindo identificá-lo de forma automatizada e segura.

Ela é composta por um conjunto de informações únicas e identificáveis, como base em dados biográficos (nome, e-mail, número de telefone, endereço residencial, informações acadêmicas, etc.), e biométricos (como impressões digitais, reconhecimento facial, entre outros).

Assim, a identidade digital é formada pela soma de informações disponíveis sobre uma pessoa, sendo usada pelos meios digitais para garantir a autenticidade, segurança e otimizar o acesso a sistemas.

Qual a importância da verificação da identidade digital na prevenção à fraude?

Com a adoção de plataformas digitais para vários tipos de serviços, a verificação de identidade é um processo indispensável para a segurança corporativa, uma vez que é por meio dessa etapa que usuários têm acesso aos sistemas da empresa.

Esse processo é especialmente importante durante o onboarding digital, no qual novos usuários são cadastrados e integrados aos recursos tecnológicos da empresa. 

É preciso garantir a autenticidade nessa etapa, pois há um risco significativo de tentativas de fraude, como o uso de identidades roubadas ou falsificadas.

A identidade digital é uma aliada aqui, pois ela usa alta tecnologia para assegurar que apenas o titular legítimo das informações acesse os serviços.

Como a identidade digital pode contribuir para redução de fraudes?

A solução de identidade digital apresenta vantagens e diferenciais como:

  • autenticação robusta: a identidade digital utiliza métodos de autenticação combinados, como validação biométrica e biográfica, o que dificulta o acesso não autorizado;
  • monitoramento de comportamento: ao analisar padrões de comportamento do usuário, como locais de acesso, horários de atividade e histórico, é mais fácil detectar atividades suspeitas e sinalizar tentativas de fraude;
  • tecnologia avançada: sistemas de identidade visual contam com alta tecnologia que tem acesso a diversos bancos de dados, sendo capazes de cruzar e consultar um grande volume de dados de forma rápida e automatizada;
  • integração: essa tecnologia pode ser conectada a diferentes tipos de sistemas, trazendo mais segurança para toda a operação de uma empresa.

Quais são as principais soluções para validação de identidade?

Existem diversas soluções disponíveis para a validação de identidade digital, cada uma com seus próprios métodos e tecnologias. Conheça as principais a seguir.

Prova de vida

A prova de vida é um método utilizado para verificar se a pessoa é real e está presente no momento da verificação.

Isso pode ser feito por meio de diversas tecnologias, como captura de vídeo em tempo real, onde o usuário é solicitado a realizar determinadas ações. A ideia é comprovar que a interface está interagindo com um humano.

Biometria facial

A biometria facial envolve o uso de algoritmos para analisar e identificar características faciais únicas de uma pessoa.

Essa tecnologia é comumente usada por meio de selfies, no qual o sistema compara a foto tirada pelo usuário com as imagens dos bancos de dados oficiais.

Documentoscopia

A documentoscopia é o estudo e análise de documentos para verificar sua autenticidade. Os sistemas analisam os documentos enviados e trabalham na detecção de sinais de falsificação, alterações ou inconsistências.

A Dimensa utiliza tecnologia OCR para validação de documentos em mais de 160 fontes de dados.

Facematch

O Facematch é um método que compara a imagem facial de uma pessoa com uma base de dados de imagens para verificar se há correspondência.

Aqui, a selfie enviada pelo usuário é comparada, por meio de Inteligência Artificial, com a que está em seus documentos de identificação previamente registrados.

Background Check

O Background Check, ou verificação de antecedentes, envolve a análise de informações sobre o histórico de uma pessoa, como histórico de emprego, criminal e de crédito.

Isso ajuda a verificar a identidade de uma pessoa e também avaliar seu nível de confiabilidade.

Como realizar a validação de identidade na prática?

Na prática, a validação de identidade, seja durante o onboarding digital ou no acesso de usuário ativos, envolve etapas como:

  • coleta de informações;
  • verificação de documentos e imagens fornecidas pelo usuário;
  • verificação da identidade pessoal.

Ao longo dessas etapas, empresas precisam empregar técnicas e tecnologias que vão reforçar sua segurança e de seus clientes, além de assegurar a conformidade.

Nesse contexto desafiador, algumas corporações adotam medidas ainda mais rígidas para verificação de identidade.

Um exemplo disso é o processo de KYC (Know Your Customer). Esse método usa identidade digital para fazer uma análise de risco profunda e avaliar a confiabilidade e a legitimidade do cliente.

O KYC é um procedimento fundamental especialmente para instituições que lidam com dados sensíveis, pois ele ajuda a prevenir fraudes, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e outras atividades ilícitas, garantindo a segurança e a integridade do sistema corporativo.

A tecnologia é a maior aliada das organizações na prevenção de fraudes e, cada vez mais, plataformas modernas estão preparadas para combinar diferentes recursos e métodos, como a identidade digital, a fim de oferecer soluções de segurança completas e confiáveis para as empresas.

Se você deseja implementar tecnologia de qualidade e totalmente adaptável às necessidades do seu negócio, conheça as soluções da Dimensa.

A solução de Onboarding Digital é uma plataforma antifraude completa e totalmente online com mais de 350 microsserviços, além de Inteligência Artificial e Big Data que podem ser combinados para otimizar a verificação de identidade e validações cadastrais.

Já a plataforma de Background Check oferece mais proteção a sua operação ao automatizar processos de KYC, Pessoas Politicamente Expostas, Score de crédito, verificação de identidade e muito mais na mesma solução.

Gostou de conhecer essas soluções? Então entre em contato com a Dimensa e saiba mais detalhes sobre o Background Check e o Onboarding Digital e veja como proporcionamos uma experiência de segurança superior para nossos clientes.

Em resumo

O que é identidade digital?

A identidade digital funciona como o cadastro único de uma pessoa, permitindo identificá-la de forma automatizada e segura.

Ela é composta por um conjunto de informações biográficas (nome, e-mail, etc.), e biométricos (como impressões digitais, reconhecimento facial, entre outras).

Quais são as principais soluções para validação de identidade?

  • prova de vida;
  • biometria facial;
  • documentoscopia;
  • facematch;
  • background check.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Antifraude
Falsidade ideológica digital: como se prevenir
O Brasil é um dos países mais afetados com os crimes de fraude de identidade. Nesse cenário, o de...
Leia mais
Antifraude
Tipos de fraudes financeiras e como proteger a sua empresa
As fraudes financeiras representam uma ameaça constante para empresas de todos os portes. Em 2022, ...
Leia mais
Antifraude
Fraude de identidade: como combater no mercado financeiro?
No Brasil, o cenário de fraudes financeiras é alarmante, com mais de 2,8 mil tentativas por minuto...
Leia mais
Antifraude
OCR: o que é e como funciona
A tecnologia tem se mostrado cada vez mais relevante para otimizar processos empresariais. Ela traz ...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram