04/04/2024
 | 
Leitura: 4 min

Risco de liquidez: desafios e soluções para uma gestão eficaz

Imagine que o seu cliente investiu parte significativa do portfólio em um fundo gerido por você. Se o fundo enfrentar risco de liquidez, há várias consequências que tendem a afetar diretamente o investidor.

Por exemplo, o fundo pode limitar ou suspender temporariamente os resgates. Assim, é possível que o cliente não acesse o dinheiro quando precisar, prejudicando o planejamento financeiro dele.

Além disso, a incapacidade do gestor de ativos lidar com o risco de liquidez pode abalar a confiança dos investidores. Ou seja, a sua reputação como gestor é prejudicada e os seus negócios podem ser afetados negativamente.

Por esse motivo, quer entender mais sobre gestão de risco de investimentos? Continue a leitura e conheça os principais desafios de gestores de investimentos relacionados aos riscos de liquidez!

Principais desafios na gestão de risco de liquidez em fundos de investimentos

Os principais desafios para esse tipo de gestão são:

Integração de dados e visão estratégica

O mercado financeiro é complexo com flutuações diárias, influências econômicas globais e diversos tipos de ativos.

Quem realiza a gestão de fundos de investimentos precisa acompanhar e analisar essas informações que, muitas vezes, vem de diferentes fontes, como bolsa de valores, relatórios financeiros e dados macroeconômicos, e cada fonte tende a ter um formato e padrão de dados próprio.

Dessa forma, uma visão estratégica clara exige compreensão profunda desses fatores, que pode se tornar desafiador devido a essa divergência na apresentação das informações e necessidade de acompanhamento de diferentes fontes.

Isso dificulta a compreensão dos dados e tomadas de decisões por parte dos gestores.

Nesse contexto, é mais fácil compreender essas informações se elas forem automaticamente integradas e atualizadas em tempo real. Para isso, os gestores contam cada vez mais com tecnologias e sistemas de gestão de risco.

Stress testing insuficiente

Os stress testings são simulações de cenários difíceis para entender como os investimentos reagem em condições difíceis, sendo essenciais na gestão de risco de liquidez.

É como pilotar um avião: antes de decolar, os pilotos fazem verificações rigorosas para garantir que a aeronave consiga lidar com desafios, como turbulências.

Porém, se você não faz testes de estresse adequados, pode subestimar o risco associado aos investimentos. Por exemplo, em uma crise econômica real, é possível enfrentar perdas mais significativas do que o esperado.

Ir além da mentalidade de conformidade

Pense na mentalidade de conformidade como apenas cumprir as leis de trânsito básicas, sem procurar maneiras mais eficientes de chegar ao destino.

Nos investimentos, seguir as regulamentações é importante, mas apenas fazer isso não garante o melhor desempenho ou proteção contra riscos.

Em outras palavras, a mentalidade de conformidade pode limitar a exploração de investimento com mais chances de ganhos potenciais.

Ainda, é possível que a conformidade leve apenas a abordagens conservadoras, resultando na estagnação de estratégias.

Mudanças regulatórias

Mudanças regulatórias podem se tornar desafiadoras porque exigem adaptação rápida para evitar penalidades.

Além disso, implementar sistemas e processos para cumprir novas regulamentações tende a aumentar os custos operacionais, impactando a rentabilidade dos ativos gerenciados.

Ainda, regulamentações alteradas costumam exigir uma revisão completa das estratégias de investimento e, nesse momento, não se deve esquecer do risco de liquidez. Portanto, gestores precisam ajustar suas abordagens, o que leva tempo e esforço.

Expectativa dos investidores

É natural que os investidores esperem bons retornos, transparência nas operações e uma gestão competente de seus fundos. Logo, é um desafio na gestão de risco de investimentos garantir que as expectativas dos investidores estejam alinhadas com as metas realistas de retorno.

Sendo assim, tenha cuidado: se as expectativas são muito altas e não forem atendidas, os investidores podem ficar descontentes.

Inclusive, investidores costumam ficar impacientes em períodos de volatilidade do mercado. Logo, manter a confiança nesses momentos desafiadores é fundamental.

Supere os desafios da gestão de risco com apoio da tecnologia

Diante todos esses desafios relacionados ao risco de liquidez, conte com a tecnologia para superá-los. Ela ajuda a oferecer uma experiência de investimento mais satisfatória e a atingir melhores resultados a longo prazo.

O Software para a gestão de risco de investimento da Dimensa oferece uma visão centralizada e clara do nível de risco total da carteira e por ativo, oferecendo mais de 40 indicadores no cálculo, além de possibilitar a criação de avaliações personalizadas.

Com uma interface amigável, centraliza informações, proporcionando mais eficiência ao gestor da carteira e simplificando o dia a dia dos analistas.

Ainda, facilita a geração de relatórios de risco para os órgãos reguladores, melhorando a comunicação com os investidores e observando as instruções CVM vigentes.

Saiba mais sobre nosso sistema centralizado de gestão de risco para seu fundo de investimento e fale com nossos especialistas!

Em resumo

O que é risco de liquidez?

O risco de liquidez é a dificuldade de transformar investimentos em dinheiro quando necessário, sem causar muitos impactos. Isso porque a instituição talvez descumpra suas obrigações, prejudicando as operações diárias.

São exemplos de risco de liquidez?

O risco de liquidez pode ocorrer em diferentes situações, como retiradas em grande escala, falta de demanda por ativos ou condições de mercado desfavoráveis. Afinal, isso impacta a capacidade de uma instituição em cumprir suas obrigações financeiras de forma eficiente.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Gestão de investimentos
Gerenciamento de risco de investimentos: importância e como fazer
A complexidade do mundo econômico globalizado e as incertezas do mercado fazem com que empresas nav...
Leia mais
Gestão de investimentos
Software de gestão para asset management: entenda a importância
Para garantir a sustentabilidade e o crescimento dos negócios, é imprescindível ter uma gestão d...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram