06/05/2024
 | 
Leitura: 3 min

Software de gestão para asset management: entenda a importância

Para garantir a sustentabilidade e o crescimento dos negócios, é imprescindível ter uma gestão de ativos eficiente.

Nesse cenário, a tecnologia tem um papel fundamental, já que oferece ferramentas e recursos ideais para a otimização de processos de asset management.

Dessa forma, as instituições financeiras podem encontrar as soluções certas para os desafios que surgem na gestão de investimentos. 

Por isso, neste artigo, falaremos sobre a importância do software de gestão de ativos, apontando como essa tecnologia pode trazer mais eficiência operacional para as empresas. Acompanhe!

Qual é o papel da tecnologia no mercado financeiro?

O papel da tecnologia no mercado financeiro é muito importante, já que ela é a responsável por apresentar às empresas as melhores soluções para a gestão de ativos.

Inclusive, os softwares para essa gestão de risco, como o da Dimensa, podem oferecer recursos completos para o gerenciamento de riscos.

Isso inclui a simulação de cenários e avaliação de exposição do mercado, ajudando as instituições financeiras na identificação dos riscos ligados aos ativos e trazer mais proteção aos seus investimentos.

Qual é a importância de um software de gestão em um ativo?

A importância de um software de gestão de ativos começa pela otimização e administração de investimentos, permitindo o acompanhamento preciso do desempenho, alocação e riscos dos ativos.

Vale destacar que esse tipo de ferramenta permite uma maior eficiência operacional, já que ela automatiza os processos, escala sua operação e reduz erros e riscos operacionais.

Esse tipo de solução facilita a tomada de decisões estratégicas, pois atua com dados que permitem uma avaliação mais analítica por parte das empresas. 

Dessa forma, um software de gestão de ativos é essencial para aumentar o retorno financeiro e trazer mais segurança aos investimentos.

Motivos para utilizar um software de gestão

Como acompanhamos ao longo do conteúdo, um software de gestão traz uma série de benefícios às empresas que o adotam. Por isso, confira alguns deles:

Informações atualizadas e transparentes

A ferramenta proporciona acesso a informações atualizadas sobre os ativos, permitindo uma visão transparente do desempenho e da alocação de recursos.

Sendo assim, os gestores têm mais facilidade na hora de tomarem decisões estratégicas, já que podem se basear em dados confiáveis.

Comunicação simplificada com os clientes

Com a capacidade de gerar relatórios detalhados e personalizados, os softwares de gestão facilitam a comunicação com os clientes.

A empresa pode oferecer uma interação mais clara, apresentando informações relevantes sobre seus investimentos e respondendo às suas necessidades de forma rápida.

Personalização

Outra grande vantagem dos softwares de gestão é a capacidade de personalização.

Isso porque eles podem ser adaptados às necessidades específicas de cada instituição financeira, permitindo a criação de processos e relatórios personalizados que atendam às exigências individuais de cada cliente ou projeto

Motivos de contratar a Dimensa

A Dimensa é líder em soluções para Gestão de Investimentos, processando mais de 16 mil fundos de investimentos por dia, tendo um share de 85% do mercado nacional de fundos líquidos.

Nove dos 10 maiores bancos do Brasil são clientes Dimensa, além de empresas de outros segmentos, como:

  • Single e Multi Family Offices;
  • Wealth Managements;
  • Asset Managements;
  • Administradoras de Fundos;
  • Corretoras e distribuidoras;
  • Custodiantes e Controladores;
  • e Gestores de Recursos.

Para saber mais, acesse nosso site e veja como a Dimensa pode te ajudar.

Em resumo

Qual é a importância do software de gestão?

Ele é essencial para companhias que desejam ter informações estratégicas, aumentar a competitividade no mercado, manter a organização, além de escalar seu negócio e ter mais eficiência.

Outra vantagem de um software de gestão de ativos é a redução de custos, afinal, ele permite que o gestor saiba qual a melhor forma de alocar seus investimentos.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Gestão de investimentos
Gerenciamento de risco de investimentos: importância e como fazer
A complexidade do mundo econômico globalizado e as incertezas do mercado fazem com que empresas nav...
Leia mais
Gestão de investimentos
Risco de liquidez: desafios e soluções para uma gestão eficaz
Imagine que o seu cliente investiu parte significativa do portfólio em um fundo gerido por você. S...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram