09/04/2024
 | 
Leitura: 7 min

Core Banking: solução completa para a gestão de operações financeiras

No setor financeiro, a procura por soluções estratégicas e eficientes acontece com frequência. Afinal, esse é um setor que tem se tornado cada vez mais digitalizado, fazendo com que as instituições financeiras enfrentem o desafio de oferecer serviços cada vez mais simples.

Nesse cenário, o Core Banking surge como uma forma de obter uma visão ampla e estratégica de todas as transações financeiras, além de facilitar a oferta de serviços acessíveis. 

Dentre os setores atendidos pelo sistema, estão: bancos, fintechs, financeiras, cooperativas de crédito, agências de fomento, administradoras de fundos, sociedades de crédito, entre outras.

Neste artigo, falaremos mais sobre esse sistema, suas funcionalidades e benefícios. Continue a leitura!

O que é o Core Banking?

O Core Banking é um sistema back-end usado nas transações bancárias. Ele gerencia e coordena as operações diárias, como abertura de contas, gerenciamento de depósitos, empréstimos, contabilização, gestão regulatória e outros serviços financeiros.

Essa ferramenta é projetada para automatizar e otimizar processos essenciais, garantindo a eficiência operacional e a integração de várias operações.

Isso acontece porque o Core Banking conecta diferentes departamentos de uma instituição, com o intuito de oferecer uma visão abrangente das atividades.

Além disso, o sistema é projetado para lidar com grandes volumes de transações em tempo real e de maneira segura. Seu papel é assegurar que as práticas bancárias estejam em conformidade com as normas e diretrizes estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Usar o Core Banking como solução permite que as instituições financeiras possam reduzir seus custos operacionais, aumentar a rapidez e, consequentemente, oferecer uma melhor experiência ao cliente.

Quais as funcionalidades do Core Banking?

As funcionalidades do Core Banking são:

  • gestão de contas: abrange a abertura e o encerramento de contas, faz a manutenção de informações dos clientes, mantém o controle de saldos e histórico de transações, entre outros;
  • processamento de transações: executa operações financeiras, incluindo depósitos, saques, pagamentos e transferências;
  • gestão de depósitos e empréstimos: administração de contas de depósito, seja corrente ou poupança e gestão de empréstimos;
  • gestão de cartões: emissão e gestão de cartões de débito e crédito, além do monitoramento de transações com cartões;
  • canais de atendimento: oferece suporte a vários canais de atendimento, como agências, caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos móveis;
  • integração de canais: garantia de consistência de informações em todos os canais para oferecer uma melhor experiência ao cliente;
  • conformidade e segurança: adesão a regulamentações bancárias e normas de segurança, monitoramento e prevenção de atividades fraudulentas;
  • relatórios e análises: geração de relatórios detalhados sobre atividades financeiras e análises para apoiar a tomada de decisões estratégicas;
  • automação de processos: etapas automatizadas com a intenção de reduzir erros manuais, além de integração com serviços externos;
  • gestão de riscos: avaliação e mitigação de riscos associados a transações financeiras e monitoramento contínuo para identificar potenciais ameaças à segurança;
  • contabilidade: gestão contábil de todas as operações realizadas pelo sistema, conforme o plano.

Ainda, vale mencionar a gestão regulatória, com soluções 100% aderentes aos regulatórios exigidos pelo Banco Central. Ou seja, o módulo permite que as operações financeiras sejam reportadas de acordo com os legislativos vigentes.

Isso permite a continuidade de operação dos bancos e financeiras. Além dos reportes, o módulo permite análises gerenciais de volume, qualidade de crédito, liquidez e saúde financeira.

Quais os benefícios do Core Banking?

Veja abaixo algumas das principais vantagens oferecidas pela utilização do Core Banking:

1. Mais eficiência e produtividade

O sistema Core Banking desempenha um papel muito importante no que diz respeito à otimização de processos. Afinal, isso permite um aumento na eficiência operacional e produtividade.

Com a automação de tarefas do dia a dia e a integração das operações, os bancos e instituições financeiras podem ter processos mais ágeis, o que permite responder às demandas dos clientes em menos tempo.

2. Aumento da segurança

A segurança deve ser prioridade no setor financeiro, e o Core Banking oferece recursos essenciais para proteger as informações sensíveis dos clientes e as operações bancárias.

Por isso, a implementação de medidas de segurança avançadas, como criptografia e autenticação multifatorial, fortalece a defesa contra ameaças cibernéticas, garantindo a integridade e confidencialidade dos dados financeiros.

3. Integração e acesso em tempo real às operações financeiras

A capacidade de integrar diversos canais e ter acesso em tempo real às operações financeiras é um grande diferencial do sistema. Isso significa que os clientes e a equipe bancária conseguem ter uma visão única das transações, mesmo que o canal utilizado seja diferente.

Além disso, uma integração eficiente é uma forma de proporcionar ao cliente uma melhor experiência.

4. Redução de custos

Outro benefício do Core Banking é a redução dos custos. Isso acontece porque ao automatizar os processos, se torna possível diminuir os erros causados em processos manuais. Assim, há uma redução significativa nas despesas operacionais.

Com a economia, as instituições podem usar os recursos de maneira estratégica, podendo até mesmo fazer melhorias nos serviços oferecidos.

5. Em dia com as exigências regulatórias

Uma das principais preocupações de uma instituição financeira é seguir as exigências regulatórias. O Core Banking entra como uma ferramenta que facilita o cumprimento delas.

Isso ocorre por conta de sua capacidade de gerar relatórios precisos, monitorar transações e aplicar políticas de segurança fortalecidas

Dessa forma, o sistema assegura que as instituições estejam em conformidade, evitando penalidades e preservando a reputação no mercado.

6. Experiência do cliente aprimorada

A utilização do sistema Core Banking oferece um atendimento sólido e personalizado ao cliente, já que ele tem acesso rápido às informações desejadas.

Essa agilidade nas transações contribui para que o consumidor fique mais satisfeito, melhorando sua experiência de maneira geral.

7. Inovação contínua

O sistema permite que a instituição financeira consiga ter uma visão ampla e em tempo real de todas as operações financeiras. Isso acontece por meio da integração de diversos canais. 

Além disso, os funcionários podem acessar informações e realizar transações de forma consistente em diferentes canais, como agências, internet banking e aplicativos móveis, tudo isso através de APIs Rest disponíveis para todas as funcionalidades.

Conheça o Core Banking Dimensa

O uso da tecnologia é imprescindível no setor financeiro, que é um dos pioneiros no que diz respeito à evolução digital. Quanto mais avanços, mais desafiador se torna o mercado para as instituições financeiras, já que elas precisam lidar com a concorrência.

Nesse contexto, o Core Banking da Dimensa surge como uma solução que cumpre com rigor as exigências legais do mercado. Além disso, esse é um sistema criado com a intenção de atender uma variedade de serviços financeiros, sempre de maneira rápida e segura.

Outra informação importante é que o sistema Core Banking pode atender instituições financeiras de pequeno, médio e grande porte. Já os serviços podem ser configurados de acordo com a política interna da sua empresa ou em plataforma Cloud Dimensa.

A plataforma ainda permite que a instituição financeira implemente apenas as soluções que sejam necessárias para o seu negócio. Isso acontece porque o sistema é modularizado. 

Entre os módulos que o Core Banking da Dimensa oferece, estão: 

  • cadastro de clientes;
  • desconto e antecipação de recebíveis, empréstimos, financiamentos, microcrédito, repasses internos e externos;
  • gestão de inadimplência;
  • gestão de garantias;
  • simulador de crédito;
  • gestor de carteira;
  • entre outros.

Como pudemos ver, a inovação é a chave para que uma instituição financeira se mantenha competitiva no mercado. Nesse caso, o Core Banking surge como uma solução completa para a gestão das operações financeiras. 

Sua capacidade de integrar, automatizar e garantir a conformidade não apenas transforma as operações bancárias, mas também prepara as instituições para um futuro financeiro mais ágil, seguro e eficiente.

Dessa forma, se sua empresa deseja adotar esse sistema, saiba que isso não envolve apenas a evolução digital, mas também ajuda a garantir uma posição mais sólida no mercado financeiro.

Gostou deste conteúdo? Se deseja saber mais sobre a solução da Dimensa, venha conhecer mais sobre como ela funciona.

Em resumo

O que significa Core Banking?

O Core Banking é um sistema que permite às instituições financeiras controlarem operações bancárias com promissórias, duplicatas, cartões, transferências, pagamentos, entre outros. Isso permite que a empresa possa oferecer um atendimento ao cliente mais assertivo, seguro e eficaz.

Quais as vantagens do Core Banking?

  • maior eficiência e produtividade;
  • mais segurança;
  • integração e acesso em tempo real às operações financeiras;
  • redução de custos;
  • conformidade com as exigências regulatórias;
  • experiência do cliente aprimorada;
  • inovação constante.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Core Banking
Mobile Banking: a ascensão do tradicional ao digital
O conceito de mobile banking se tornou tendência no setor financeiro. Em 2022, houve um aumento de ...
Leia mais
Core Banking
Core banking solution: recursos essenciais em um software de gestão para bancos
À medida que a automação e tecnologias cada vez mais sofisticadas avançam, o core banking soluti...
Leia mais
Core Banking
Tecnologia financeira para SCD: como a Dimensa pode contribuir nessa jornada
A transformação digital está redefinindo o setor financeiro, com a tecnologia financeira assumind...
Leia mais
Core Banking
Automação bancária: quais serviços automatizar e os benefícios
O sistema bancário é um dos setores mais impactados com a recorrente evolução digital. Uma das p...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram