28/05/2024
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Leitura: 4 min

Mobile Banking: a ascensão do tradicional ao digital

O conceito de mobile banking se tornou tendência no setor financeiro. Em 2022, houve um aumento de 30% das transações bancárias entre brasileiros, o que representa 163,3 bilhões de operações, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Além disso, oito em cada dez transações acontecem no ambiente digital. O mobile banking despontou com a evolução do core banking e do internet banking, que já existe desde os anos 2000.

Hoje, as pessoas já estão habituadas aos smartphones para tirar fotos, conversar com amigos, interagir nas redes sociais, fazer compras e, claro, pagar contas e realizar outros serviços bancários no celular. Para saber mais sobre o tema, continue lendo!

O que é mobile banking?

O mobile banking é um serviço que permite aos clientes realizar operações financeiras por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e smartwatches.

Esse tipo de serviço oferece opções como consultas de saldo, transferências, pagamentos, empréstimos e investimentos. E o que é melhor: sem a necessidade de ir a uma agência bancária ou acessar o banco via computador.

Qual a relação do mobile banking com o atual comportamento dos consumidores?

O mobile banking é uma maneira de utilizar a tecnologia a favor dos usuários em qualquer lugar que eles estejam, desde que tenham acesso à internet. Esse serviço proporciona:

Facilidade de uso

A facilidade de uso do mobile banking é, sem dúvida, um dos principais atrativos para os usuários. Por exemplo, caso queira saber qual é o seu saldo, não precisa ligar para a central de atendimento, porque é possível verificar no próprio smartphone.

Além disso, segundo estudo do Banco Central, as pessoas usam cada vez menos dinheiro em espécie. Em 2020, as transações por Pix somaram R$180 milhões. Já em 2023, o total de volume de dinheiro transferido alcançou R$17,2 trilhões

Controle mais efetivo da vida financeira

O uso do mobile banking oferece um maior controle sobre as finanças. Com o aplicativo, você pode monitorar seus gastos, ter um histórico de transações, agendar pagamentos, além de receber notificações em tempo real das operações.

Economia de tempo

O uso do mobile banking economiza um tempo precioso para os usuários. Em vez de pegar o carro, enfrentar o trânsito e se dirigir ao banco, você pode simplesmente abrir o aplicativo, digitar os detalhes da conta e pagar a fatura em poucos minutos.

Se você precisa enviar dinheiro para um amigo ou familiar, não precisa fazer o saque no banco. Em segundos, o dinheiro está na conta da pessoa.

Como oferecer essa solução para seus clientes?

É preciso se atentar a alguns pontos para a criação de um aplicativo, como investimento em infraestrutura, segurança e experiência do usuário. Entenda a seguir!

Investir em infraestrutura

A infraestrutura do mobile banking refere-se à base tecnológica e aos sistemas necessários para garantir a operação eficaz e segura dos aplicativos bancários em dispositivos móveis.

O sucesso do mobile banking está diretamente ligado à tecnologia, que garante a execução do aplicativo e as funcionalidades que atendem às necessidades dos clientes.

Isso pode incluir servidores locais ou na nuvem, sistemas de gestão e ferramentas de automação.

Investir em proteção de dados e segurança

Não é novidade que os golpes bancários existem e comprometem as finanças dos usuários. Em 2023, houve aumento de 35% de golpes digitais no país.

No ambiente online existe maior vulnerabilidade dos dados, que podem ser alvo de invasões. Nesse sentido, as empresas precisam investir em tecnologia para evitar fraudes.

A infraestrutura do mobile banking engloba a integração de sistemas de segurança, como autenticação multifatorial e criptografia.

Priorizar a experiência do usuário

Priorizar a experiência do usuário serve para proporcionar uma forma intuitiva de acessar e gerenciar as finanças no aplicativo, o que leva à satisfação do cliente e traz uma vantagem competitiva da empresa no mercado.

Portanto, é algo que está relacionado à usabilidade, de modo que as transações sejam simples para o consumidor, inclusive no que refere ao atendimento e relacionamento com o cliente. 

Contar com parceiros e soluções apropriadas

A colaboração com parceiros estratégicos, como empresas de tecnologia e fintechs, proporciona acesso a recursos e conhecimentos especializados para o desenvolvimento e o aprimoramento das soluções de mobile banking.

Além disso, possibilita a implementação de serviços adaptados às necessidades estratégicas do seu negócio, a personalização com sua marca e permite a aplicação de funcionalidades avançadas.

Se você quer colocar em funcionamento o mobile banking na sua empresa, conte com parceiros como a Dimensa, líder em tecnologia e infraestrutura para operações financeiras. Conheça nossas soluções para Banco Digital e Core Banking!

Em resumo

Como funciona mobile banking?

O mobile banking funciona por meio de aplicativos que permitem aos clientes acessar uma variedade de serviços financeiros diretamente de seus dispositivos móveis. Assim, não é necessário ter que enfrentar filas no banco para resolver transações bancárias.

Para que serve o mobile banking?

O mobile banking permite que você utilize uma conta bancária por app para realizar transferências, pagamentos, consultas de saldo, investimentos, agendar boletos, recarregar celular, solicitar empréstimos, entre outros serviços.

crédito da imagem: Freepik

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