08/05/2024
 | 
Leitura: 5 min

Workflow de crédito: 8 benefícios e por que contratar

Em um mercado competitivo, a gestão de crédito é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. E quando se trata de conceder crédito aos clientes, a agilidade e a precisão se tornam ainda mais cruciais. 

É por isso que o workflow de crédito é tão essencial, pois organiza e estrutura o processo de concessão de crédito e todos os fluxos de operações de uma empresa, bem como oferece uma série de benefícios que podem impulsionar os resultados do seu negócio.

Neste artigo, vamos explorar oito benefícios do workflow de crédito para as operações empresariais e como a solução da Dimensa pode revolucionar sua gestão de crédito

Descubra como otimizar as etapas de cada processo da sua companhia, reduzir custos operacionais e proporcionar uma experiência diferenciada aos seus clientes. Acompanhe!

O que é o sistema de workflow de crédito?

O workflow para crédito é um sistema de automação de fluxo para os mais diversos processos, como por exemplo o da concessão de crédito. 

Com ele, cada etapa do processo é disparada automaticamente e o sistema centraliza a gestão e a comunicação, proporcionando mais segurança e eficiência do início ao fim de um fluxo.

O objetivo do sistema é abranger todas as etapas que envolvem o ciclo do crédito, que vai desde a análise de crédito e concessão, até o monitoramento de carteira.

Benefícios de um workflow de crédito

Contar com o workflow de crédito na sua empresa é essencial para otimizar o dia a dia operacional do seu negócio automatizando os processos, mas essa não é a única vantagem. Veja abaixo os principais benefícios dessa ferramenta:

1. Organização de fluxo de trabalho

Com o workflow de crédito, é possível centralizar e automatizar todo o processo de concessão de crédito, garantindo que cada etapa seja claramente definida e seguida de maneira consistente.

2. Estruturação de etapas

O workflow para crédito é flexível, permitindo a configuração dos processos de acordo com a necessidade de cada negócio.

Diante disso é possível definir cada etapa dos fluxos, como aprovação do crédito, passando pela solicitação e recebimento de documentos, validação de arquivos, aprovações internas, etc. 

É possível ainda estabelecer alçadas, etapas de aprovação, e pesos de aprovação (por exemplo: acima de um determinado limite de crédito, é necessária a aprovação de dois diretores.

Ou, se o CEO aprovar, a aprovação dos diretores é dispensada). Tudo isso alinhado com suas práticas de negócio e de boa governança.

3. Automação

Outra grande vantagem do workflow é que a ferramenta permite a automação de tarefas no processo de concessão de crédito, gerando maior eficiência, redução de erros e economia de tempo e recursos.

Dessa forma, com a implementação de sistemas automatizados, como software de análise de crédito, as empresas podem acelerar significativamente o processo de tomada de decisão, fornecendo respostas mais rápidas aos clientes e parceiros comerciais.

4. Redução de custos

Com a otimização dos processos e redução da dependência de trabalho manual, os sistemas de fluxos de trabalho automatizados para gestão de crédito ajudam a reduzir os custos operacionais. 

Assim, a companhia pode ter uma economia significativa a médio e longo prazo, fazendo com que as operações financeiras fiquem mais eficientes e rentáveis.

5. Otimização de tempo

A automatização de tarefas e a simplificação de processos faz com que o tempo necessário para concluir uma concessão de crédito seja reduzido. 

Isso melhora a eficiência operacional e permite que as empresas respondam mais rapidamente às necessidades dos clientes, aumentando assim a satisfação deles e melhorando a competitividade no mercado.

6. Personalização de fluxos de trabalho

Cada organização tem suas próprias necessidades e requisitos específicos quando se trata de concessão de crédito. Um sistema de fluxo de trabalho flexível permite que as empresas adaptem os processos de acordo com suas preferências e estratégias comerciais únicas.

Sendo assim, o sistema pode atender às necessidades específicas da empresa, além de ser capaz de evoluir de acordo com as circunstâncias ao longo do tempo.

7. Visão 360

Uma empresa que atua com um sistema de fluxo de trabalho de crédito eficaz, pode ter uma visão mais ampla, centralizada e em tempo real do status de cada uma das operações em andamento. 

Essa é uma vantagem que permite que os gestores tomem decisões com base em dados atualizados, identificando tendências, áreas de oportunidade e possíveis riscos antes que se tornem problemas significativos.

8. Aprimoramento da experiência do cliente

Outro benefício é a melhora na comunicação e a possibilidade de oferecer um serviço mais eficiente e personalizado

Afinal, o workflow de crédito contribui para uma experiência do cliente mais positiva e satisfatória, podendo levar a um aumento da fidelidade do cliente, boca a boca positivo e uma boa reputação da marca.

Por que escolher a Dimensa?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é o workflow de crédito, saiba por que a Dimensa é a melhor opção para sua empresa.

A nossa plataforma permite que você crie os mais diversos fluxos de operações, de acordo com as necessidades da sua empresa. Por exemplo:

  • onboarding e abertura de contas;
  • cadastro de crédito;
  • renovações de cadastro;
  • aprovações de crédito;
  • pedidos de reembolso;
  • entre outros.

Além disso, é possível organizar o fluxo de trabalho dos colaboradores, estruturar cada etapa e automatizar a gestão com mais segurança.

Dessa forma, a solução da Dimensa oferece através da Plataforma Vadu, uma gestão completa de crédito, que vai desde a análise de crédito e concessão até o monitoramento de carteira.

Gostou deste conteúdo? Acesse nosso site e entre em contato com nossa equipe para descobrir como a Dimensa pode trazer a modernidade que o mercado exige e o seu negócio necessita para revolucionar a sua gestão de crédito.

Em resumo

O que é workflow de crédito e qual a sua finalidade?

O workflow de crédito é uma ferramenta que permite criar e automatizar os mais variados fluxos de tarefas de uma empresa, personalizando as etapas conforme a necessidade de cada negócio.

Quais os benefícios do workflow de crédito?

  • organização de fluxo de trabalho;
  • estruturação de etapas;
  • automação;
  • redução de custos; 
  • otimização de tempo;
  • personalização de fluxos de trabalho; 
  • ampla visualização das solicitações;
  • melhora na experiência do cliente.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Crédito e risco
CredMap: conheça a solução que está revolucionando as análises de crédito
No mundo dinâmico dos negócios, a análise de crédito é fundamental para a tomada de decisões s...
Leia mais
Crédito e risco
5 ações para reduzir a inadimplência na concessão de crédito
A inadimplência na concessão de crédito pode impactar significativamente a saúde financeira de u...
Leia mais
Crédito e risco
Concessão de Crédito com eficiência: mercado, processos e dicas
No universo econômico, a concessão de crédito surge como uma peça fundamental, já que ajuda a i...
Leia mais
Crédito e risco
A importância da gestão de carteira de crédito para um cenário de inadimplência
A gestão de carteira de crédito é essencial para empresas que concedem crédito ao mercado, espec...
Leia mais
Crédito e risco
Perfil de risco de crédito: como avaliar na concessão
Imagine conceder crédito a uma empresa sem conhecer seu histórico financeiro. Isso seria como diri...
Leia mais
Crédito e risco
Como as fintechs de crédito estão revolucionando o mercado
Nos últimos anos, o mercado financeiro brasileiro testemunhou uma transformação sem precedentes i...
Leia mais
Crédito e risco
Carteira de clientes: como otimizar o monitoramento de crédito?
No mundo empresarial, a gestão eficiente da carteira de clientes é um pilar para o sucesso finance...
Leia mais
Crédito e risco
Análise de crédito automatizada: motivos e benefícios para implementar a tecnologia
A análise de crédito automatizada é importante para porque simplifica e agiliza todo o processo d...
Leia mais
Crédito e risco
Motor de crédito: como funciona e quais as vantagens?
Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico, a agilidade na concessão de crédito é crucial...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram