19/04/2024
 | 
Leitura: 5 min

Face Match: como revolucionar a validação de identidade

Com a crescente digitalização em todas as áreas da vida moderna, a segurança online e a proteção de dados pessoais é algo que traz muita preocupação, tanto para pessoas quanto para empresas.

Nesse contexto, muitas soluções surgem para responder à necessidade de validação de identidade de maneira segura, sendo uma delas o Face Match

Dessa forma, no mundo do onboarding digital, onde a velocidade e a precisão são essenciais na validação de identidades, o uso de tecnologias de reconhecimento facial tem se destacado como a solução fundamental no meio corporativo para garantir a autenticidade dos usuários.

Neste artigo, mostraremos como o Face Match funciona, suas principais vantagens e suas diferenças para outras tecnologias. Para saber mais, continue a leitura!

O que é Face Match?

O Face Match é uma tecnologia avançada de reconhecimento facial que utiliza algoritmos de inteligência artificial para comparar e verificar a identidade de uma pessoa com base em características faciais únicas. 

Sendo assim, ao capturar uma imagem do rosto do usuário, o sistema analisa diversos pontos de referência, como formato dos olhos, nariz e boca, além de padrões de textura da pele, para criar uma representação digital exclusiva.

Vale destacar que essa assinatura é comparada com outras imagens de referência, como fotos de documentos de identidade ou imagens previamente registradas, permitindo uma verificação rápida e precisa da identidade do usuário.

Qual é a diferença entre Face Match e outras tecnologias similares?

O Face Match é semelhante a uma série de tecnologias de segurança digital, entretanto, cada uma delas tem suas particularidades. Por isso é importante entender quais são as principais diferenças entre as soluções.

O que distingue o Face Match das outras tecnologias para validação de usuários, é sua capacidade de realizar uma correspondência precisa entre a imagem facial capturada e outras imagens de referência, garantindo uma validação confiável da identidade do usuário.

Além disso, a ferramenta é flexível e pode ser facilmente integrada em uma variedade de sistemas de segurança e autenticação, tornando-a uma escolha preferencial para processos de onboarding digital e verificação de identidade em tempo real.

Já a Prova de Vida é uma técnica utilizada principalmente em processos de verificação de identidade em tempo real, em que se costuma solicitar ao usuário a realização de ações específicas, como piscar os olhos ou mover a cabeça, para comprovar que está vivo.

Aqui na Dimensa, já conseguimos realizar provas de vida capturando imagens sem a necessidade de solicitar esses movimentos aos usuários, reduzindo a fricção!

Biometria Facial, por sua vez, é um conceito mais abrangente que diz respeito à obtenção das características específicas do rosto de um usuário.

O Face Match, inclusive, compara justamente a biometria facial de uma imagem capturada com a biometria facial de uma imagem de referência para saber se elas apresentam ou não o rosto da mesma pessoa.

Por fim, a Autenticação Facial engloba uma variedade de métodos que utilizam o reconhecimento facial para verificar a identidade de um usuário.

Neste processo, é comum combinarmos o Face Match e a Prova de Vida simultaneamente para reforçarmos a segurança da autenticação.

Como o Face Match funciona?

O funcionamento do Face Match é simples, sendo utilizado para capturar uma imagem do rosto do usuário e analisar características como formato dos olhos, nariz e boca, além da textura da pele.

As informações obtidas são utilizadas para criar uma assinatura facial única. Em seguida, ela é comparada com outras imagens de referência, como fotos de documentos de identidade ou imagens previamente registradas, para verificar a identidade do usuário.

É importante destacar que o processo é realizado por meio de algoritmos de inteligência artificial que garantem uma correspondência precisa e confiável.

Quais as vantagens de adotar o Face Match no processo de onboarding digital?

Toda e qualquer solução criada para trazer mais segurança em transações digitais contam com muitos benefícios, por isso, veja alguns dos mais importantes.

Validação em tempo real

Uma das vantagens mais importantes é que o Face Match permite a validação da identidade do usuário em tempo real, agilizando o processo de onboarding ao eliminar a necessidade de verificações manuais demoradas.

Agilidade nas etapas

Com a automação proporcionada pelo sistema, as etapas do processo de onboarding são realizadas de forma mais rápida e eficiente, reduzindo o tempo necessário para a conclusão do cadastro ou da autenticação do usuário.

Aumento da segurança

Outro grande benefício é que, ao utilizar tecnologia avançada de reconhecimento facial, o Face Match oferece um nível mais elevado de segurança.

Isso protege empresas contra fraudes e garante que apenas indivíduos autorizados tenham acesso aos serviços ou plataformas digitais.

A Dimensa oferece soluções avançadas de Onboarding Digital que incluem a tecnologia de Face Match e que se adaptam às necessidades específicas de cada cliente.

Optando por essa solução, as empresas podem contar com uma parceira confiável para implementar e manter um processo de onboarding digital seguro e eficiente.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso site e conheça mais a respeito da solução da Dimensa.

Em resumo

Como funciona Face Match?

A operação do Face Match consiste na captura de uma imagem do rosto do usuário para analisar características como formato dos olhos, nariz, boca e textura da pele.

Essas informações são usadas para criar uma assinatura facial única. A verificação é realizada por algoritmos de inteligência artificial, garantindo uma correspondência precisa e confiável.

Quais as vantagens do Face Match?

  • validação em tempo real;
  • agilidade no processo de validação de identidade;
  • redução dos riscos de fraudes de identidade.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Antifraude
Tipos de fraudes financeiras e como proteger a sua empresa
As fraudes financeiras representam uma ameaça constante para empresas de todos os portes. Em 2022, ...
Leia mais
Antifraude
Fraude de identidade: como combater no mercado financeiro?
No Brasil, o cenário de fraudes financeiras é alarmante, com mais de 2,8 mil tentativas por minuto...
Leia mais
Antifraude
OCR: o que é e como funciona
A tecnologia tem se mostrado cada vez mais relevante para otimizar processos empresariais. Ela traz ...
Leia mais
Antifraude
Soluções antifraude: para que servem e por que implementar
A digitalização é onipresente no mundo atual e as transações online se tornaram rotineiras, tan...
Leia mais
Antifraude
Questionário KBA antifraude: o que é e qual sua importância para o onboarding digital
No cenário atual, onde a digitalização está cada vez mais presente, as transações online e div...
Leia mais
Antifraude
Assinatura digital x assinatura eletrônica: conheça as diferenças
No cenário empresarial, a transformação digital tem reformulado muitos dos nossos processos conve...
Leia mais
Antifraude
Prevenção à fraude: o que é e como implementar na sua empresa
Imagine que um funcionário interno, com acesso privilegiado aos sistemas financeiros da empresa, ap...
Leia mais
Antifraude
Background check: entenda o que é e qual a sua importância
O processo de analisar e validar a identidade, dados e histórico de clientes e parceiros, conhecido...
Leia mais
Antifraude
O que é Onboarding digital e como implementar na sua empresa
No mundo corporativo, o onboarding digital emerge como uma solução revolucionária, transformando ...
Leia mais
Antifraude
Pessoa Politicamente Exposta (PEP): o que é e quais os riscos para seu negócio
O problema da lavagem de dinheiro e corrupção é uma preocupação global. Diante dos desafios rel...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram