14/05/2024
 | 
Leitura: 5 min

Como as fintechs de crédito estão revolucionando o mercado

Nos últimos anos, o mercado financeiro brasileiro testemunhou uma transformação sem precedentes impulsionada pela ascensão das fintechs de crédito. 

As fintechs com foco em concessão de crédito foram destaque na pesquisa Fintech Report 2023, liderando o topo do ranking com 17,8% das 1.481 startups mapeadas.

Esse é um segmento em franco crescimento e consolidação. Outro estudo, a Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2023, feita pela PwC e a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), traz números animadores.

O mapeamento mostrou que 79% das fintechs de crédito analisadas estão, na verdade, em fase de expansão e amadurecimento.

Em geral, as startups nesse setor apresentam um número maior de colaboradores, mais investimento em inovação e busca por um crescimento estruturado, firmado em uma base sólida e com um olhar de longo prazo.

Neste artigo, vamos explorar o impacto das fintechs de crédito no cenário econômico brasileiro, destacando suas contribuições e evolução. Acompanhe!

O impacto das fintechs de crédito na dinâmica do mercado brasileiro

Nesta era de digitalização e democratização financeira, as fintechs de crédito se firmam como catalisadoras de mudanças, oferecendo taxas mais competitivas, processos simplificados e atendendo às necessidades de uma ampla gama de clientes.

As fintechs de serviços financeiros, de modo geral, vem causando uma verdadeira revolução no cenário financeiro brasileiro nos últimos anos.

Vale lembrar que, cerca de 7 anos atrás, em 2017, mais da metade dos brasileiros (57%) era desbancarizada e não tinha conta-corrente, segundo o Banco Central.

O crescimento exponencial de serviços e bancos digitais mudou essa dinâmica. Hoje, 82% das pessoas têm acesso a serviços financeiros.

Nesse cenário, as fintechs de crédito também começaram a ganhar força, democratizando o acesso a empréstimos e, mais do que isso, trazendo mais qualidade na concessão de crédito.

Vamos ver, em detalhes, quais são seus principais impactos e mudanças no mercado brasileiro.

Inovação e transformação digital

As fintechs de crédito contam com tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning, para automatizar processos de análise de crédito, tornando-os mais rápidos, eficientes e muito menos burocráticos.

No mais, para tornar o serviço cada vez mais acessível para diversas pessoas, fintechs de crédito adotam tecnologia de ponta também na sua gestão de risco.

Com sistemas inteligentes baseados em dados, essas startups conseguem fazer consultas e avaliações de risco de crédito de forma mais precisa, ampla e em tempo real do que os métodos convencionais.

Juros baixos

Ao eliminar muitos dos custos associados aos bancos tradicionais, como agências físicas e estruturas pesadas, as fintechs de crédito conseguem oferecer taxas de juros mais baixas em seus produtos de crédito.

Além de empréstimos, as fintechs conseguem trabalhar com taxas reduzidas para serviços como cheque especial rotativo do cartão, tornando o crédito mais acessível e menos oneroso para os consumidores.

Democratização do acesso ao crédito

Conforme adiantamos, uma das maiores contribuições das fintechs é a democratização do acesso ao crédito.

Elas têm a capacidade de atingir segmentos da população que tradicionalmente têm dificuldade em obter crédito, como autônomos, freelancers e pessoas com histórico de crédito limitado.

Essa mudança é possível graças à sua abordagem inovadora na avaliação de riscos, que leva em consideração uma variedade maior de fatores e processos tecnológicos mais precisos.

Isso, somado às taxas de juros reduzidas e a facilidade de acesso aos serviços financeiros por meio de dispositivos móveis e pela internet, contribuiu para impulsionar ainda mais o crescimento do setor.

O usuário consegue, diretamente do celular, simular e contratar crédito em tempo real, conferir juros, parcelas e condições com mais transparência.

Além disso, algumas fintechs oferecem prazos de pagamento mais atraentes, atraindo mais clientes e fidelizando o consumidor.

Atendimento a micro e pequenas empresas

Além de contribuir para a inclusão bancária de diversos cidadãos, as fintechs de crédito também estão preenchendo uma lacuna importante no mercado ao oferecer serviços de crédito para micro e pequenas empresas.

Essas empresas muitas vezes têm dificuldade em obter crédito junto aos bancos tradicionais devido à falta de histórico de crédito, garantias e muita burocracia envolvida.

Vale reforçar que, segundo o estudo citado da PWC, existe uma forte tendência de especialização das fintechs de crédito no público pessoa jurídica, sobretudo micro e pequenas empresas.

O crescimento deste público específico foi de 32%. Por exemplo, fintechs de crédito que focavam em pequenas empresas em 2021 eram 34%, número que saltou para 59% em 2022.

Dessa forma, podemos concluir que as fintechs de crédito estão transformando o mercado no Brasil e no mundo.

Essa transformação se dá, principalmente, por meio da inovação digital, flexibilidade e acessibilidade, conquistando um número cada vez maior de clientes pessoa física e jurídica e firmando suas bases para continuar crescendo.

Conte com a Dimensa para potencializar sua gestão de crédito

A Plataforma Vadu da Dimensa é referência para análise e gestão de crédito, permitindo que fintechs de crédito e empresas dos mais diversos segmentos possam automatizar a concessão.

Nossa plataforma também permite a realização do monitoramento de carteira de forma contínua, ganhando tempo para realizar novas análises com assertividade. 

O artigo foi útil para você? Aproveite a visita para explorar outros conteúdos que preparamos sobre tendências e insights do setor no nosso blog!

Em resumo

O que são fintechs de crédito?

As fintechs de crédito são startups que usam tecnologia de ponta para trazer inovação para o mercado financeiro, otimizando o acesso e a concessão de crédito.

Como as fintechs de crédito estão revolucionando o mercado?

As fintechs de crédito estão impulsionando mudanças no mercado ao oferecer taxas mais competitivas, adotar processos simplificados com base em tecnologia digital e democratizar o acesso a serviços financeiros e concessão de crédito.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Crédito e risco
CredMap: conheça a solução que está revolucionando as análises de crédito
No mundo dinâmico dos negócios, a análise de crédito é fundamental para a tomada de decisões s...
Leia mais
Crédito e risco
5 ações para reduzir a inadimplência na concessão de crédito
A inadimplência na concessão de crédito pode impactar significativamente a saúde financeira de u...
Leia mais
Crédito e risco
Concessão de Crédito com eficiência: mercado, processos e dicas
No universo econômico, a concessão de crédito surge como uma peça fundamental, já que ajuda a i...
Leia mais
Crédito e risco
A importância da gestão de carteira de crédito para um cenário de inadimplência
A gestão de carteira de crédito é essencial para empresas que concedem crédito ao mercado, espec...
Leia mais
Crédito e risco
Perfil de risco de crédito: como avaliar na concessão
Imagine conceder crédito a uma empresa sem conhecer seu histórico financeiro. Isso seria como diri...
Leia mais
Crédito e risco
Workflow de crédito: 8 benefícios e por que contratar
Em um mercado competitivo, a gestão de crédito é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. ...
Leia mais
Crédito e risco
Carteira de clientes: como otimizar o monitoramento de crédito?
No mundo empresarial, a gestão eficiente da carteira de clientes é um pilar para o sucesso finance...
Leia mais
Crédito e risco
Análise de crédito automatizada: motivos e benefícios para implementar a tecnologia
A análise de crédito automatizada é importante para porque simplifica e agiliza todo o processo d...
Leia mais
Crédito e risco
Motor de crédito: como funciona e quais as vantagens?
Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico, a agilidade na concessão de crédito é crucial...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram