16/04/2024
 | 
Leitura: 5 min

Motor de crédito: como funciona e quais as vantagens?

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico, a agilidade na concessão de crédito é crucial para atender às demandas dos clientes. Nesse contexto, o motor de crédito emerge como uma ferramenta essencial, proporcionando eficiência, segurança e assertividade. 

Isso acontece porque ele cruza rapidamente os dados do tomador de crédito no sistema, acionando um mecanismo que analisa instantaneamente o histórico financeiro, comportamento de pagamento e outros fatores relevantes. 

Com o motor de crédito, empresas podem automatizar diversas operações cotidianas, aplicar políticas de crédito predefinidas e conceder crédito de maneira precisa, eliminando riscos e otimizando processos. 

Se deseja compreender mais sobre como essa tecnologia pode revolucionar a gestão de crédito da sua empresa, continue a leitura!

O que é um motor de crédito?

Um motor de crédito é como um cérebro eletrônico que ajuda empresas a decidirem se devem ou não conceder crédito.

Isso porque a tecnologia usa regras e cálculos automáticos para analisar informações, como histórico de pagamento e dívidas passadas.

Essa análise instantânea e automatizada permite que as empresas tomem decisões rápidas e precisas sobre a concessão de crédito. Dessa forma, é possível oferecer crédito com mais eficiência, evitando riscos.

Como funciona um motor de crédito?

A seguir, confira como essa ferramenta funciona.

Análise automática

O motor de crédito realiza análises automatizadas em diversas fontes de dados públicos, além de bureaus e fontes internas de cada negócio.

Com a tecnologia, esse motor realiza o cruzamento dessas informações com políticas de crédito predeterminadas por cada empresa, realizando operações automatizadas e trazendo mais assertividade na concessão de crédito.

Tomada de decisão

Com o resultado da análise automatizada em mãos, a empresa decide de forma rápida sobre conceder ou não o crédito e qual o limite ideal a ser concedido.

Padronização do processo

Permite que as empresas estabeleçam critérios padronizados para conceder crédito, garantindo consistência e imparcialidade nas decisões, além de tornar os processos mais automatizados.

Quais as vantagens de usar um motor de decisão na análise de crédito?

As vantagens de usar um motor de decisão na análise de crédito é que esta tecnologia melhora significativamente o processo de concessão de crédito para as empresas. Confira!

Estrutura mais simples de análise de crédito

O motor de crédito dispensa procedimentos manuais burocráticos. Dessa maneira, há menos chance de erros humanos no processo de análise, proporcionando maior confiabilidade nas decisões de crédito.

Enquanto isso, os colaboradores podem direcionar suas habilidades para análises mais complexas, como desenvolver estratégias para mitigar riscos.

Modernização da empresa

Essa ferramenta moderniza a empresa ao automatizar processos, agilizar decisões, incorporar tecnologia móvel e promover uma melhor experiência do cliente.

Isso acompanha as tendências tecnológicas e torna a corporação mais ágil e competitiva no mercado.

Padronização na análise de crédito

Padronizar a análise de crédito significa definir um conjunto de regras fixas, ou políticas de crédito, para analisar informações dos clientes.

Isso garante tratamento igual na avaliação de todos, evita erros humanos e economiza tempo e recurso na verificação dos dados.

Segurança para aumentar os limites

A segurança para aumentar os limites com o motor de crédito está na capacidade de avaliação contínua, eficiente e objetiva.

Por exemplo, um cliente sempre paga suas faturas em dia e demonstra bom gerenciamento de crédito? Isso sinaliza para as regras de análise baixo risco no aumento do limite de crédito.

Agilidade e eficiência operacional

O motor de crédito avalia automaticamente as informações do cliente em questão de segundos. Então, tarefas manuais, que costumavam ser demoradas, são concluídas com mais rapidez.

Maior fluxo de informações

O maior fluxo de informações do motor de crédito possibilita uma análise mais profunda do cliente. Por exemplo, um cliente solicita aumento no limite de crédito.

Logo, essa tecnologia, ao processar grandes volumes de dados, fornece informações detalhadas sobre o histórico financeiro do cliente, permitindo uma decisão mais embasada.

Melhor experiência 

A melhor experiência com o motor de crédito está na agilidade, conveniência e personalização que ele oferece. Para entender melhor, imagine que uma empresa esteja solicitando crédito.

Neste caso, antes da instituição que irá conceder o crédito liberar o valor solicitado, o motor de crédito analisa rapidamente a capacidade de crédito dele, permitindo a aprovação instantânea e uma experiência simplificada.

Como visto, o motor de crédito é uma ferramenta valiosa para as empresas. Isso porque ele proporciona eficiência operacional, segurança na análise de riscos, maior fluxo de informações e uma experiência de compra rápida e personalizada.

Pensando nisso, conheça a Plataforma Vadu da Dimensa e nossa tecnologia de motor de crédito para gestão e análise de crédito em segundos. Com ela, você diminui as perdas, obtém relatório de crédito automatizado e muito mais!

Em resumo

Como funciona um motor de crédito?

Um motor de crédito realiza análises automáticas em diversas fontes de dados, incluindo fontes públicas, bureaus e informações internas da empresa. A análise envolve o cruzamento de centenas de dados com políticas de crédito predefinidas pela empresa.

Com base nos resultados, a tomada de decisão ocorre em poucos segundos, determinando se o crédito será concedido ou não.

O que é um motor de decisão?

Um motor de decisão é uma tecnologia que automatiza e orienta decisões baseadas em regras e dados predefinidos. Estes são processados para oferecer decisões rápidas e objetivas em diversas áreas, como análise de crédito.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Crédito e risco
CredMap: conheça a solução que está revolucionando as análises de crédito
No mundo dinâmico dos negócios, a análise de crédito é fundamental para a tomada de decisões s...
Leia mais
Crédito e risco
5 ações para reduzir a inadimplência na concessão de crédito
A inadimplência na concessão de crédito pode impactar significativamente a saúde financeira de u...
Leia mais
Crédito e risco
Concessão de Crédito com eficiência: mercado, processos e dicas
No universo econômico, a concessão de crédito surge como uma peça fundamental, já que ajuda a i...
Leia mais
Crédito e risco
A importância da gestão de carteira de crédito para um cenário de inadimplência
A gestão de carteira de crédito é essencial para empresas que concedem crédito ao mercado, espec...
Leia mais
Crédito e risco
Perfil de risco de crédito: como avaliar na concessão
Imagine conceder crédito a uma empresa sem conhecer seu histórico financeiro. Isso seria como diri...
Leia mais
Crédito e risco
Como as fintechs de crédito estão revolucionando o mercado
Nos últimos anos, o mercado financeiro brasileiro testemunhou uma transformação sem precedentes i...
Leia mais
Crédito e risco
Workflow de crédito: 8 benefícios e por que contratar
Em um mercado competitivo, a gestão de crédito é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. ...
Leia mais
Crédito e risco
Carteira de clientes: como otimizar o monitoramento de crédito?
No mundo empresarial, a gestão eficiente da carteira de clientes é um pilar para o sucesso finance...
Leia mais
Crédito e risco
Análise de crédito automatizada: motivos e benefícios para implementar a tecnologia
A análise de crédito automatizada é importante para porque simplifica e agiliza todo o processo d...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram