11/06/2024
 | 
Leitura: 5 min

5 ações para reduzir a inadimplência na concessão de crédito

A inadimplência na concessão de crédito pode impactar significativamente a saúde financeira de uma empresa

Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a proporção de endividados no Brasil subiu 77,6% em dezembro de 2023, o que atinge quase um terço da população.

De acordo com o Serasa, as dívidas dos inadimplentes no país totalizam R$367,9 bilhões.

Entretanto, existem ações eficazes que as empresas podem implementar, como a gestão de crédito, para não sair no prejuízo e garantir uma administração financeira mais segura. Para saber mais, continue lendo!

5 dicas para reduzir a inadimplência na concessão de crédito

Para saber como diminuir a inadimplência, algumas medidas como análise de crédito automatizada e gestão de risco vão permitir maior segurança nas transações e evitar que a empresa sofra calotes. Entenda!

1. Efetue uma análise de crédito automatizada

A primeira etapa é a análise para verificar qual é a situação da pessoa física ou jurídica que solicita o crédito.

Ao automatizar esse processo e utilizar tecnologias avançadas como Big Data e Inteligência Artificial (IA), é possível obter uma compreensão mais profunda e segura do cliente, mitigando os riscos de inadimplência e aprimorando o processo de concessão de crédito.

Nessa abordagem automatizada, destaca-se a vantagem e importância de explorar dados em larga escala.

Atualmente, existem Big Data que reúnem centenas de dados em um único local, facilitando o acesso às informações necessárias para a análise de crédito.

Isso permite que a empresa compreenda a fundo o perfil do cliente, ou seja, a análise não consiste apenas na avaliação do histórico e capacidade de pagamento.

Dessa forma, a sua empresa pode realizar uma análise de crédito mais precisa e eficiente, tomando decisões embasadas em dados mais robustos.

A implementação de Big Data e IA na análise de crédito não apenas agiliza o processo, mas também eleva o nível de segurança.

Para aprovação do crédito, ele deve ser pautado nas classificações de risco do Bacen (Banco Central). Lembre-se: conceder crédito sem uma análise de risco adequada é como caminhar por uma corda bamba sem uma rede de segurança.

2. Acompanhe sua carteira de clientes

Manter um acompanhamento constante da carteira de clientes é crucial para antecipar riscos.

Ao invés de simplesmente focar em políticas de cobrança para clientes inadimplentes, é essencial adotar uma abordagem que identifique possíveis indicadores de riscos em estágios iniciais. Nessa abordagem, também é importante:

  • atentar-se aos padrões de movimentação financeira: esteja atento a qualquer desvio nos padrões usuais de movimentação financeira dos clientes. Variações significativas podem indicar dificuldades financeiras ou mudanças nos negócios do cliente;
  • avaliar o setor: considere a situação do segmento em que cada cliente atua. Mudanças no ambiente econômico ou no setor podem afetar diretamente a capacidade de pagamento dos clientes;
  • monitorar pendências judiciais: além de verificar pendências judiciais relacionadas à inadimplência, acompanhe qualquer outra ação legal envolvendo os clientes.

Ao monitorar 100% a carteira de clientes e permanecer atento a alterações que possam indicar problemas, a sua empresa pode antecipar riscos antes que se tornem problemas graves.

Essa prática contribui para uma gestão financeira mais eficiente e sustentável, além de evitar litígios judiciais.

3. Estabeleça uma régua de cobrança efetiva

A régua de cobrança é uma sequência de ações e contatos estabelecidos para lidar com clientes inadimplentes.

Em geral, inclui etapas, como lembretes, notificações, telefonemas, e-mails, mensagens de texto, negociações de pagamento e, em casos mais extremos, ações legais.

O roteiro começa desde a pré-cobrança, ou seja, antes de a fatura vencer, até o momento do pagamento da dívida. Por exemplo, é possível enviar um lembrete dois ou três dias antes do vencimento.

Por sua vez, se a conta não foi paga em dia, pode ser encaminhado um outro tipo de mensagem, com uma linguagem mais formal e com outro tom, que varia de acordo com o período de atraso.

4. Realize análises de crédito preditivas

A análise preditiva — técnica avançada de estatística e IA que consiste no processamento de dados para prever resultados — desempenha um papel fundamental na concessão de crédito ao permitir que sua empresa avalie e antecipe os riscos de inadimplência. 

Ao empregar modelos preditivos, é possível prever comportamentos futuros do cliente por meio de dados diversos.

Integrada ao Big Data, essa abordagem oferece uma visão profunda do perfil financeiro e permite avaliações em tempo real, contribuindo para decisões rápidas e informadas.

Sendo assim, realizar uma análise de crédito preditiva aumenta a precisão na previsão de riscos financeiros, pois evita concessões de crédito a clientes de alto risco.

Implementar essa técnica na sua empresa muda a dinâmica da concessão de crédito, trazendo uma abordagem ágil e baseada em dados para promover decisões assertivas.

5. Conte com um sistema de gestão de crédito e risco automatizado

Com um sistema de gestão de crédito e risco automatizado é possível entender qual é o perfil de crédito cliente e fazer um mapeamento aprofundado sobre ele.

Isso permite que sua empresa conceda crédito de forma assertiva e monitore 100% da carteira de clientes, reduzindo os índices de inadimplência do seu negócio 

Contar com um sistema de automação para análise de crédito e gestão é fundamental para mitigação de riscos, pois além de trazer mais agilidade para suas operações, torna a sua gestão mais eficiente e segura

Através de plataformas de Big Data e IA para análise de crédito, a empresa também pode consultar informações dos clientes em centenas de fontes de dados públicos em uma única tela, permitindo a tomada de decisão mais assertiva e potencializando os negócios.

Então, agora que você já sabe o caminho para reduzir a inadimplência ao conceder crédito, aproveite e conheça a solução da Dimensa para uma gestão de crédito inteligente!

Em resumo

Como mitigar a inadimplência?

Para mitigar a inadimplência, uma empresa deve tomar medidas como: realizar análise de crédito de forma automatizada, estabelecer uma política de gestão de risco e monitorar constantemente sua carteira de clientes

Como a tecnologia ajuda a reduzir o risco de inadimplência na concessão de crédito?

A utilização de um software para gestão de crédito inteligente é fundamental para mitigar os riscos de inadimplência de uma empresa, pois permite uma análise de crédito eficiente e rápida do cliente.

Essa tecnologia facilita todo o processo de concessão de crédito e monitoramento do pós-crédito.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Crédito e risco
CredMap: conheça a solução que está revolucionando as análises de crédito
No mundo dinâmico dos negócios, a análise de crédito é fundamental para a tomada de decisões s...
Leia mais
Crédito e risco
Concessão de Crédito com eficiência: mercado, processos e dicas
No universo econômico, a concessão de crédito surge como uma peça fundamental, já que ajuda a i...
Leia mais
Crédito e risco
A importância da gestão de carteira de crédito para um cenário de inadimplência
A gestão de carteira de crédito é essencial para empresas que concedem crédito ao mercado, espec...
Leia mais
Crédito e risco
Perfil de risco de crédito: como avaliar na concessão
Imagine conceder crédito a uma empresa sem conhecer seu histórico financeiro. Isso seria como diri...
Leia mais
Crédito e risco
Como as fintechs de crédito estão revolucionando o mercado
Nos últimos anos, o mercado financeiro brasileiro testemunhou uma transformação sem precedentes i...
Leia mais
Crédito e risco
Workflow de crédito: 8 benefícios e por que contratar
Em um mercado competitivo, a gestão de crédito é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. ...
Leia mais
Crédito e risco
Carteira de clientes: como otimizar o monitoramento de crédito?
No mundo empresarial, a gestão eficiente da carteira de clientes é um pilar para o sucesso finance...
Leia mais
Crédito e risco
Análise de crédito automatizada: motivos e benefícios para implementar a tecnologia
A análise de crédito automatizada é importante para porque simplifica e agiliza todo o processo d...
Leia mais
Crédito e risco
Motor de crédito: como funciona e quais as vantagens?
Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico, a agilidade na concessão de crédito é crucial...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram