25/04/2024
 | 
Leitura: 5 min

OCR: o que é e como funciona

A tecnologia tem se mostrado cada vez mais relevante para otimizar processos empresariais. Ela traz inovação e eficácia nas etapas produtivas, e não é diferente com o OCR (Optical Character Recognition).

Ao utilizar o OCR no Onboarding Digital, por exemplo, as empresas podem automatizar a leitura e extração de informações de documentos na validação cadastral ou de identidade dos usuários.

Essa implementação reduz significativamente as falhas humanas e as fraudes de identidade.

Com essa tecnologia, é possível processar grandes volumes de arquivos em pouco tempo, de modo a acelerar os fluxos de trabalho e aumentar a produtividade da empresa. Para saber mais, continue a leitura!

O que é OCR?

OCR é uma tecnologia que permite a conversão de diferentes tipos de documentos, como documentos impressos ou imagens, em texto eletrônico editável.

Os arquivos podem ser de diferentes extensões, como PDF, TIFF, PNG, JPG, GIF, entre outros.

Ele é comumente utilizado para digitalizar documentos físicos e transformá-los em arquivos digitais que podem ser pesquisáveis e editáveis. Alguns desses arquivos são:

  • documentos de identidade;
  • comprovantes de residência;
  • documentos constitutivos de empresas, como contratos sociais;
  • registros patrimoniais, como declarações de IR e DCBE;
  • páginas de relatórios;
  • notas fiscais;
  • ordem de compra;
  • atestados.

Essa digitalização é útil para empresas, principalmente no processo de Onboarding Digital, possibilitando o cadastro automático de formulários e outros dados a partir de imagens.

Outra vantagem é que essa tecnologia também é utilizada para reconhecimento facial e biometria.

Portanto, assim como um intérprete, o OCR traduz a imagem em uma linguagem que os softwares possam entender, facilitando a análise e o processamento de dados.

Como funciona o OCR no Onboarding Digital?

O Reconhecimento de Caractere Óptico funciona a partir das fases de aquisição, pré-processamento, reconhecimento e pós-processamento. Entenda a seguir.

Aquisição

No Onboarding Digital, a aquisição dos documentos é realizada de forma eletrônica por meio de uma câmera ou upload de arquivos digitalizados. 

Por exemplo, os usuários são orientados a fotografar seus documentos de identificação, como CNH ou RG, que contêm os dados necessários para o cadastro e validação de identidade.

Nessa etapa, um scanner faz a leitura dos documentos para transformá-los em informações binárias. Assim, o software OCR realiza a análise da imagem digital e reconhece áreas claras e escuras para a conversão.

Pré-processamento

No pré-processamento, o software OCR faz a limpeza da imagem para correção de erros, de modo que o resultado seja legível. Alguns métodos de limpeza são:

  • inclinação sutil do documento digital para correção de alinhamento;
  • remoção de manchas na imagem;
  • suavização das bordas;
  • correção de linhas;
  • visualização de script para OCR em outros idiomas.

Ou seja, o OCR se ajusta com maior precisão às variações de documentos e condições de iluminação típicas da captura de imagens por usuários não treinados.

A normalização do documento é determinante para os passos seguintes, garantindo que o texto esteja apresentável para o reconhecimento.

Reconhecimento

Nesta etapa, o OCR deverá reconhecer padrões específicos de caracteres presentes nos documentos e demais arquivos analisados.

O reconhecimento acontece a partir da tecnologia de algoritmo, que verifica o texto e faz correspondência de padrões para executar os recursos a partir da imagem.

Os algoritmos são treinados para identificar e extrair dados estruturados, como nomes, datas de nascimento, números de documentos, entre outros.

Além disso, essa tecnologia pode se beneficiar de algoritmos de Machine Learning e Inteligência Artificial para melhorar a precisão do reconhecimento de caracteres e símbolos específicos dos documentos.

Isso permite um processo de onboarding automatizado, mitigando erros, aprimorando a eficiência operacional e garantindo uma experiência do cliente diferenciada.

Pós-processamento

Após a extração do texto, o OCR no Onboarding Digital envolve o cruzamento de dados por meio da tecnologia de Big Data e Inteligência Artificial, realizando a verificação em bases de dados internas e públicas para verificar e validar a autenticidade das informações.

Os dados extraídos são utilizados para preencher informações automaticamente, diminuindo o esforço manual e reduzindo a chance de erros de digitação.

Dessa forma, pode-se gerar documentos digitais, como contratos ou termos de uso, já personalizados com base nas informações extraídas.

A Dimensa, por exemplo, conta com a tecnologia OCR na sua solução de Onboarding Digital, permitindo que as empresas otimizem a validação de identidades e tenham mais segurança nas operações.

Quais são os tipos de OCR?

Os principais tipos de OCR são: software simples, software inteligente, reconhecimento inteligente de palavras e reconhecimento óptico de marca. Confira nos próximos tópicos!

Software simples

O software OCR simples armazena diversos padrões de imagens e fontes por meio de algoritmos, permitindo comparações de cada caractere com o banco interno.

Entretanto, esse reconhecimento pode ser limitado, visto que há uma infinidade de fontes disponíveis e nem todas estão necessariamente no banco de dados.

Software inteligente

O software OCR inteligente funciona por meio da tecnologia ICR (Intelligent Character Recognition) para leitura dos textos.

É uma técnica avançada que serve para treinar máquinas (machine learning), de modo que se comportem como seres humanos, porém com precisão e velocidade muito superiores às dos seres humanos.

Trata-se de uma rede neural que, inclusive, é utilizada em diferentes dispositivos de inteligência artificial.

As soluções de OCR da Dimensa são deste tipo e utilizam inteligência artificial para o desenvolvimento de redes neurais proprietárias, capazes de processar documentos em poucos segundos.  

Reconhecimento inteligente de palavras

Esse sistema utiliza os mesmos parâmetros do ICR. No entanto, ele faz o processamento de palavras completas em vez de reconhecer apenas os caracteres das imagens.

Reconhecimento óptico de marca

Nesse caso, em vez de detectar caracteres ou palavras, o sistema analisa marcas d’água, logotipos e símbolos diversos de um determinado documento.

Gostou de conhecer mais o OCR e a importância da implementação desse sistema para a sua empresa?

Então, aproveite a visita e conheça a solução da Dimensa em Onboarding Digital, que conta com a tecnologia que você precisa para validar identidades com mais assertividade e mitigar os riscos da sua operação

Em resumo

O que é um sistema OCR?

OCR é um sistema que transforma imagens de texto em formato digital, tornando-as legíveis para computadores.

Utilizando algoritmos, o OCR reconhece caracteres em documentos digitalizados, possibilitando a extração de informações de documentos físicos ou imagens, simplificando a busca e manipulação de dados textuais.

Por que o OCR é importante no Onboarding Digital?

O OCR é importante no Onboarding Digital porque automatiza a extração de informações de documentos, reduzindo erros, acelerando o processo e garantindo uma integração mais eficiente e segura dos clientes.

Quais são os principais tipos de OCR?

  • software OCR simples;
  • software OCR inteligente (ICR);
  • reconhecimento inteligente de palavras;
  • reconhecimento óptico de marca.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe o artigo
Buscar artigos:

Artigos semelhantes


Antifraude
Tipos de fraudes financeiras e como proteger a sua empresa
As fraudes financeiras representam uma ameaça constante para empresas de todos os portes. Em 2022, ...
Leia mais
Antifraude
Fraude de identidade: como combater no mercado financeiro?
No Brasil, o cenário de fraudes financeiras é alarmante, com mais de 2,8 mil tentativas por minuto...
Leia mais
Antifraude
Face Match: como revolucionar a validação de identidade
Com a crescente digitalização em todas as áreas da vida moderna, a segurança online e a proteç...
Leia mais
Antifraude
Soluções antifraude: para que servem e por que implementar
A digitalização é onipresente no mundo atual e as transações online se tornaram rotineiras, tan...
Leia mais
Antifraude
Questionário KBA antifraude: o que é e qual sua importância para o onboarding digital
No cenário atual, onde a digitalização está cada vez mais presente, as transações online e div...
Leia mais
Antifraude
Assinatura digital x assinatura eletrônica: conheça as diferenças
No cenário empresarial, a transformação digital tem reformulado muitos dos nossos processos conve...
Leia mais
Antifraude
Prevenção à fraude: o que é e como implementar na sua empresa
Imagine que um funcionário interno, com acesso privilegiado aos sistemas financeiros da empresa, ap...
Leia mais
Antifraude
Background check: entenda o que é e qual a sua importância
O processo de analisar e validar a identidade, dados e histórico de clientes e parceiros, conhecido...
Leia mais
Antifraude
O que é Onboarding digital e como implementar na sua empresa
No mundo corporativo, o onboarding digital emerge como uma solução revolucionária, transformando ...
Leia mais
Antifraude
Pessoa Politicamente Exposta (PEP): o que é e quais os riscos para seu negócio
O problema da lavagem de dinheiro e corrupção é uma preocupação global. Diante dos desafios rel...
Leia mais
Não deixe de acompanhar nossas atualizações.
Inscreva-se em nossa newsletter
para receber conteúdos exclusivos.
Siga nossas redes sociais
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram